HUMANAS CEPASO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PROJETO DE LEITURA - PATRIMÔNIO

Ir para baixo

PROJETO DE LEITURA - PATRIMÔNIO Empty PROJETO DE LEITURA - PATRIMÔNIO

Mensagem por Admin Dom Ago 21, 2016 5:21 pm

PROJETO DE LEITURA
“Meu povo, meu patrimônio, minha História”.
Área de abrangência: Ciências Humanas
Turno: Matutino
Período de desenvolvimento: Unidade III (processo de construção do conhecimento); Unidade IV (Culminância)
Turmas participantes: 9ano EFII (Aécio e Alex); 1ano EM (Israel, Jorge, Evaristo); 2ano EM (Israel, Jorge, Evaristo e Alex); 3ano EM (Israel, Jorge, Evaristo e Aécio).

Resumo geral:
O projeto “Meu povo, meu patrimônio, Minha História” tem o objetivo principal de possibilitar um maior entendimento e aproximação entre os estudantes e os patrimônios históricos, culturais ou naturais de seu bairro. A meta é aproximar o indivíduo e a comunidade e mostrar que todos somos sujeitos históricos e o espaço educacional não se restringe aos livros e a sala de aula.

Aplicação:
Durante a Unidade III os professores designados e, em suas respectivas turmas discutirão os patrimônios históricos designados. Os textos selecionados serão discutidos em sala de aula, assim como as possibilidades de aplicação do material teórico.
Esse estudo progressivo será de fundamental importância para montar as apresentações finais, pois os estudantes deverão levantar os eventos históricos associados ao patrimônio, as transformações sofridas no espaço geográfico e as sociedades e culturas que se ligaram ao espaço nos contextos históricos evidenciados.
Recomenda-se que a pontuação atribuída ao projeto seja dividida entre as duas etapas de aplicação (processo e culminância), respectivamente: Unidade III e Unidade IV.


Culminância:
A culminância seguirá um esquema tradicional e já bem conhecido de todos: cada turma terá o trabalho direcionado a um patrimônio e, tal como acontece nas clássicas “feiras das nações” a sala será decorada e dividida de forma a representar o tema.
Recomenda-se que os estudantes possam dar explicações sobre a história do local, criar e expor materiais e vincular as culturas associadas aos locais em evidência com apresentações artísticas.

Exemplo prático:
Bem... suponhamos que a turma do 3anoB fique com o patrimônio do Parque São Bartolomeu.
Na primeira fase do projeto os professores discutirão textos e fomentarão debates, além de instruir os estudantes sobre o andamento das atividades.
Pesquisando sobre o parque descobre-se que aquela região já foi reduto dos índios tupinambás e povos de matrizes africanas oriundos da Nigéria, Benin, Angola e Congo.
Os estudantes, mediados pelo professor ampliam o projeto de pesquisa e dividem-se em grupos para dar conta de apresentarem resultados sobre a história de cada um dos povos evidenciados nas leituras.
Na decoração da sala e nas apresentações programadas busca-se a representação das cinco culturas e a problematização política e espacial do parque no contexto contemporâneo.
Ao final do processo as pesquisas e apresentações foram um processo de construção coletiva do conhecimento para estudantes e professores.
A exemplo do que foi descrito, cada uma das turmas da escola fará o seu recorte e estudará o patrimônio designado. Em alguns casos, o patrimônio poderá ficar sob responsabilidade de 2 turmas, devido a abrangência de documentos e informações.

Segue abaixo a lista com alguns dos patrimônios que podem ser estudados e representados:
--- Exemplo de patrimônios materiais ---
- Escola Úrsula Catarino
- Estação ferroviária de Plataforma
- Capela de São Brás
- Vila Operária
- Fábrica São Brás

--- Exemplos de patrimônios naturais ---
- Parque São Bartolomeu
- Belo Monte
- Morada de Oxum

--- Exemplos de patrimônios imateriais ---
- Capoeira
- Festa de São Brás
- Os mascarados do subúrbio

OBS: Esses são apenas alguns exemplos de patrimônios veiculados à região que circunda a nossa escola. É uma lista incompleta, o que evidencia a amplitude do projeto de pesquisa.

Admin
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 23/02/2016

https://humanascepaso.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

PROJETO DE LEITURA - PATRIMÔNIO Empty Re: PROJETO DE LEITURA - PATRIMÔNIO

Mensagem por Admin Dom Ago 21, 2016 5:23 pm

Com base no que discutimos no último AC, elaborei o esboço de um documento sobre o projeto que vamos aplicar.

Qualquer sugestão é só mandar!

Admin
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 23/02/2016

https://humanascepaso.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos